Essa do sangue, só em noites de lua cheiaBrunoAlves Escreveu:Já respondi a isso. Não sou avesso a os PHEV usarem os postos, SE fossem racionais como o sosimple faz. O problema é que a generalidade não é. Não ficam juntos aos carros, não dão a vez a quem não tem outra forma de andar com o carro. E lá está, como as pessoas todos têm todos os direitos, quem não tem outra forma que espere e se quiser. Para isto a solução é pagar, feito.
E não estou a falar de proprietários e condutores de PHEV, com ou sem CR. Estou a falar de pessoas, que no geral são umas bestas e só olham ao próprio umbigo (aliás, dei exactamente o exemplo de um BEV que aconteceu comigo).
Em relação aos BEV sem carga rápida, bom...
a) não são carros para fazer viagens, lamento. Ninguém no seu perfeito juizo espera 2/4/6h numa área de serviço... Sim, porque os 3,3kWh que se carregam numa hora podem nem dar até ao próximo MobiE, pode ser necessário carregar sei lá, 50% da bateria! Mas isso tu também sabes, só queres é sangue
b) muitos condutores de BEV já chegaram aos PCR e estavam inacessíveis. Para se desenrascarem, usaram tomadas do WC, das bombas, da oficina... Há "n" casos. Estando lá e não tendo como fugir, há que usar da velha máxima de que "há mais tomadas que bombas de gasolina". Mesmo que estejas numa bomba de gasolina

Ainda em relação resposta a) só para te "humorar" (isto sequer existe?) porque já vi onde é que a conversa se encaminha mas gosto de uma boa discussão, o direito de um Fluence usar um PCR (do qual aproveita 6,6% da potência!!!!) é maior ou menor do que o meu de não esperar 2/4/6h para poder seguir viagem, usando 100% da potência do posto? Ou então vou eu carregar numa tomada de WC?
Imagina que alguém chega com o seu Fluence (ou sei lá, uma Passat GTE) ao PCR e, azar, é um daqueles que não permitem carga AC e DC ao mesmo tempo. Portanto ocupa a porta AC e, com isso o PCR. Como tem todos os direitos, é hora de almoço e está um dia espectacular, vai fazer um pique pique no jardim da AS, vai comer um gelado e levar os putos ao baloiço. E nisto passaram 2h, e 4 outros carros ficaram apeados. Não é um exemplo menos descabido que o teu pois não?
Por estes e outros motivos é que tem de se legislar e criar regras. Aquilo que é bom senso para uns não o é para o outro e alguém que mande terá de estabelecer regras, bem como assegurar a respectiva aplicação.

Quanto ao demais, concordo perfeitamente com o que afirma (excepto sobre os BEV's com carga lenta). Conforme já tive oportunidade de escrever anteriormente, acho que o bom senso não nos leva a nenhum lado porque cada um tem o seu. Defendo por isso que sejam instituidas regras claras de boa utilização dos PCR's. Quanto à questão do tempo, se verificar um meu post no inicio deste tópico, verá que defendo que o mais adequado é um limite de tempo por carregamento de 30 minutos (não consecutivo), com acesso universal (qualquer viatura), através de prioridade por ordem de chegada. Parece-me que desta forma se tratariam muitas das "dores" aqui manifestadas.