
Postos de carga rápida
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Postos de carga rápida
Vá lá...ao menos responderam e foram elucidativos...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Postos de carga rápida
Começo por saudar o esclarecimento da Efacec.
Relativamente ao abalroamento de um posto, nada a observar. Quanto aos episódios de "fora de serviço", "indisponibilidade" já me merecem comentários menos abonatórios para com o equipamento, uma vez que me leva a concluir quer haverá algo mais a fazer para evitar estas situações. Refiro isto com base nos depoimentos aqui expressos porque sou "fraco" utilizador destes postos.
O que aconteceria a uma empresa que tivesse o seu posto de transformação "fora de serviço" com esta facilidade? Impensável.
Relativamente ao abalroamento de um posto, nada a observar. Quanto aos episódios de "fora de serviço", "indisponibilidade" já me merecem comentários menos abonatórios para com o equipamento, uma vez que me leva a concluir quer haverá algo mais a fazer para evitar estas situações. Refiro isto com base nos depoimentos aqui expressos porque sou "fraco" utilizador destes postos.
O que aconteceria a uma empresa que tivesse o seu posto de transformação "fora de serviço" com esta facilidade? Impensável.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Postos de carga rápida
A resposta da EFACEC foi importante e aproveito para agradecer o envio da reclamação e a publicação da resposta.
A minha realidade deixa de ser viável se tiver de carregar em Santarém. Para norte até à minha terra ao lado de Pombal (180kms) eu demoro 4 horas, onde se inclui uma paragem na cidade de Leiria (porque o posto rápido em Aveiras carrega pouco mais de 80% logo não tenho a carga máxima p chegar ao destino).
De norte para Sul consigo fazer a viagem direta da minha terra se fizer o percurso até Fátima entrar na Auto-estrada descer a serra de fátima onde carrega na descida pelo menos 15kms e parar em Aveiras com apenas 7 ou 8 kms de autonomia. Esta viagem dura até Aveiras 1h40m, + 12 minutos de carga rápida, + 20 minutos para chegar a Lisboa, ou seja pouco mais de 2 horas.
Se tiver de parar em Santarém preciso de umas 5 a 6 horas para norte e pelo menos 4 horas para viagem no sentido Sul.
Se for no carro a Gasóleo demoro 2 horas e pouco para cima até à minha terra e 1h e 50m para chegar a Lisboa.
Qual o carro que escolheriam para fazer esta viagem num fim de semana que tem apenas 2 dias? (relembro que somos 2 adultos e uma criança que com a viagem fica impaciente).
Esta é a minha realidade... digam aos Portugueses se vale a pena comprar carro elétrico...
A minha realidade deixa de ser viável se tiver de carregar em Santarém. Para norte até à minha terra ao lado de Pombal (180kms) eu demoro 4 horas, onde se inclui uma paragem na cidade de Leiria (porque o posto rápido em Aveiras carrega pouco mais de 80% logo não tenho a carga máxima p chegar ao destino).
De norte para Sul consigo fazer a viagem direta da minha terra se fizer o percurso até Fátima entrar na Auto-estrada descer a serra de fátima onde carrega na descida pelo menos 15kms e parar em Aveiras com apenas 7 ou 8 kms de autonomia. Esta viagem dura até Aveiras 1h40m, + 12 minutos de carga rápida, + 20 minutos para chegar a Lisboa, ou seja pouco mais de 2 horas.
Se tiver de parar em Santarém preciso de umas 5 a 6 horas para norte e pelo menos 4 horas para viagem no sentido Sul.
Se for no carro a Gasóleo demoro 2 horas e pouco para cima até à minha terra e 1h e 50m para chegar a Lisboa.
Qual o carro que escolheriam para fazer esta viagem num fim de semana que tem apenas 2 dias? (relembro que somos 2 adultos e uma criança que com a viagem fica impaciente).
Esta é a minha realidade... digam aos Portugueses se vale a pena comprar carro elétrico...
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Postos de carga rápida
O carro a gasóleo. Sem Aveiras, para uma viajem de fim-de-semana, o carro a gasóleo, sem qualquer dúvida. A mim, custa-me gastar 30 € quando posso gastar apenas 1€, mas nesse caso, menos 29 € na conta bancária no final do mês.
Eu faço Tábua - São Martinho do Porto, que são uns 170 km, com frequência, mas tenho a sorte de ter os PCR de Pombal a meio do percurso (os quais encontrei sempre a funcionar, pelo menos num sentido, que é o que é preciso). Na ida 3 horas e 30 minutos, na vinda um pouco mais, que é a subir. É o dobro do tempo do que se for a gasóleo, mas fica-me muito mais barato (por enquanto). Também é verdade que eu, no i-MiEV, conduzo muito mais devagar, mais devagar do que vocês nos vossos Leaf, mas eu prefiro chegar com uma hora de atraso mas com mais 10 ou 20% de SoC. É outro descanso. E afinal, o que são 1:30 mais 1:30 para quem fez 5 horas e tal
.
Eu faço Tábua - São Martinho do Porto, que são uns 170 km, com frequência, mas tenho a sorte de ter os PCR de Pombal a meio do percurso (os quais encontrei sempre a funcionar, pelo menos num sentido, que é o que é preciso). Na ida 3 horas e 30 minutos, na vinda um pouco mais, que é a subir. É o dobro do tempo do que se for a gasóleo, mas fica-me muito mais barato (por enquanto). Também é verdade que eu, no i-MiEV, conduzo muito mais devagar, mais devagar do que vocês nos vossos Leaf, mas eu prefiro chegar com uma hora de atraso mas com mais 10 ou 20% de SoC. É outro descanso. E afinal, o que são 1:30 mais 1:30 para quem fez 5 horas e tal

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Postos de carga rápida
Hoje vou a Fátima e depois vou para a Nazaré, mas não vou arriscar e vou levar o Qashqai.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Postos de carga rápida
Li num jornal local que a EDP reforçou a potência com uma subestação na zona de Eiras, que abrange a Nissan. Pode ser que se fossem mesmo problemas (o que não acredito muito), agora sejam ultrapassados e liguem o PCR.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Postos de carga rápida
Dúvido que se até agora não instalaram, com os problemas que tiveram recentemente de aluimento do pavimento e perda de viaturas mais difícil será fazê-lo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Postos de carga rápida
Até pode ser que não.mjr Escreveu:Dúvido que se até agora não instalaram, com os problemas que tiveram recentemente de aluimento do pavimento e perda de viaturas mais difícil será fazê-lo.
Como têm que fazer obras (e como se calhar alguém as vai pagar)...

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Postos de carga rápida

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Postos de carga rápida
Na sequência de email para a Galp Energia, a resposta foi a seguinte:
"Estimado Cliente,
Acusamos a receção do seu contacto de e-mail do dia 08 de Janeiro, o qual mereceu a nossa melhor atenção.
Assim, gostaríamos de informar que a Galp Energia instalou os pontos de carga rápidos nas áreas de serviço de Oeiras, Pombal e Aveiras, no âmbito do projeto “Mobi.E”, promovido pelo governo P
ortuguês, e do qual a Galp fazia parte.
Essas instalações foram realizadas num formato piloto para permitir testar a nova tecnologia de carregamento rápido, conforme estava previsto ao nível do projeto.
Durante a fase de projeto foi também preparado um plano de expansão de pontos de carregamento rápidos, que garantiria a mobilidade de veículos elétricos pelos principais eixos viários de Portugal Continental.
A execução desse plano de expansão estava dependente da legislação para a instalação de pontos de carregamento elétrico (lento e rápido), e da legislação para a comercialização desse mesmo serviço.
Contudo, e como esse documento nunca foi aprovado, a Galp não pode, nem poderá, avançar com a instalação e comercialização de um serviço que ainda não está legislado, e por isso ficaram a funcio
nar apenas os pilotos iniciais.
Colocamo-nos à sua disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional que considere necessário, por e-mail para clientes@galpenergia.com ou através do nº 707 50 GALP (707 50 4257) - Dias úteis das 09h às 20h.
Agradecemos o seu contacto e esperamos poder continuar a merecer a sua confiança e preferência.
Com os nossos melhores cumprimentos,
MS
Serviço a Clientes Galp Energia"
Portanto, acho que devemos começar a chatear o Governo...e em força. Manifestações, marcha lenta, concentrações, etc. Estou disponível...
"Estimado Cliente,
Acusamos a receção do seu contacto de e-mail do dia 08 de Janeiro, o qual mereceu a nossa melhor atenção.
Assim, gostaríamos de informar que a Galp Energia instalou os pontos de carga rápidos nas áreas de serviço de Oeiras, Pombal e Aveiras, no âmbito do projeto “Mobi.E”, promovido pelo governo P
ortuguês, e do qual a Galp fazia parte.
Essas instalações foram realizadas num formato piloto para permitir testar a nova tecnologia de carregamento rápido, conforme estava previsto ao nível do projeto.
Durante a fase de projeto foi também preparado um plano de expansão de pontos de carregamento rápidos, que garantiria a mobilidade de veículos elétricos pelos principais eixos viários de Portugal Continental.
A execução desse plano de expansão estava dependente da legislação para a instalação de pontos de carregamento elétrico (lento e rápido), e da legislação para a comercialização desse mesmo serviço.
Contudo, e como esse documento nunca foi aprovado, a Galp não pode, nem poderá, avançar com a instalação e comercialização de um serviço que ainda não está legislado, e por isso ficaram a funcio
nar apenas os pilotos iniciais.
Colocamo-nos à sua disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional que considere necessário, por e-mail para clientes@galpenergia.com ou através do nº 707 50 GALP (707 50 4257) - Dias úteis das 09h às 20h.
Agradecemos o seu contacto e esperamos poder continuar a merecer a sua confiança e preferência.
Com os nossos melhores cumprimentos,
MS
Serviço a Clientes Galp Energia"
Portanto, acho que devemos começar a chatear o Governo...e em força. Manifestações, marcha lenta, concentrações, etc. Estou disponível...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.