Acabei de receber o cartão da Atlante, o que acham deste novo operador? Parece que se quer aliar com outros para terem uma rede maior a nivel europoeu... Os preços parecem-me bem.
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Pela amostra da BYD na Noruega não me parece que a troca de baterias tenha muito sucesso. 
Acabei de receber o cartão da Atlante, o que acham deste novo operador? Parece que se quer aliar com outros para terem uma rede maior a nivel europoeu... Os preços parecem-me bem.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A troca de baterias já foi tentada em larga escala em Israel e deu barraca.
Além de que iria obrigar ao aluguer de bateria, o que apesar de tentativas de o tornar obrigatório como por parte da Renault, também já morreu.
Além de que iria obrigar ao aluguer de bateria, o que apesar de tentativas de o tornar obrigatório como por parte da Renault, também já morreu.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Então agora é que a Tesla se regista como OPC? Já não me lembro bem, mas isto também é necessário no novo RJME?mjr Escreveu: ↑20 mai 2025, 08:42Mudando de assunto: A Tesla finalmente registou-se como OPC:
https://www.dgeg.gov.pt/media/byujbzvd/ ... 5_2025.pdf
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sim, é. Com obrigações diferentes, mas para se operar um posto de carregamento vão continuar a existir obrigações e as entidades autorizadas continuam a ser OPCs (como no AFIR são CPOs).
O "novo" OPC não é o mesmo que o "atual" OPC.
Em relação à troca de baterias, concordo que o primeiro e maior desafio é a compatibilidade entre marcas e o enorme "desperdício" em baterias paradas à espera de uso. O JMF falou nisso, na virtual impossibilidade de as marcas se "entenderem" em algo tão diferenciador como são as baterias, bem como as diferenças físicas incontornáveis entre carros de diferentes tamanhos, formas e gamas.
O que achei curioso foi ele (o professor que defende esse cenário) nunca ter referido o cenário "provavelmente ideal", que seria um misto entre o modelo de carregamento como existe agora e um eventual sucesso do modelo de troca de baterias para os grandes eixos e viagens muito longas. Achei mesmo estranho
Última edição por BrunoAlves em 20 mai 2025, 11:36, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Pois é isso, obrigado. Por falar em Tesla, já se vêem avanços significativos nos SuCs.BrunoAlves Escreveu: ↑20 mai 2025, 10:37Sim, é. Com obrigações diferentes, mas para se operar um posto de carregamento vão continuar a existir obrigações e as entidades autorizadas continuam a ser OPCs (como no AFIR são CPOs).
O "novo" OPC não é o mesmo que o "atual" OPC.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
O registo como OPC é obrigatório para que a DGEG autorize a ligação à RESP. Tanto na lei atual como na proposta do executivo.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Da BYD ou da Nio? A Nio é que tem feito "bandeira" da troca de baterias.civic Escreveu: ↑20 mai 2025, 08:55Pela amostra da BYD na Noruega não me parece que a troca de baterias tenha muito sucesso.
Acabei de receber o cartão da Atlante, o que acham deste novo operador? Parece que se quer aliar com outros para terem uma rede maior a nivel europoeu... Os preços parecem-me bem.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Pois, fiz confusão, antes ainda se via o Bjorn a fazer esses testes, agora mesmo com os Nio prefere carregar e andar.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Com o fim da mobi.e vai ser o caos dizem alguns. O fim da interoperabilidade. E que tal em vez da interoperabilidade nacional uma europeia?
https://www.facebook.com/share/p/1AuhLwFZg3/
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Hoje ficou ainda mais fácil e rápido viajar em veículos 100% elétricos na Europa: parabéns #SparkAlliance
Sou de um país do sul da Europa onde os automóveis 100% elétricos representam cerca de 20% das vendas de novos.
Um dos fatores que mais contribuiu para o sucesso da mobilidade elétrica em Portugal foi um inédito sistema de e-Roaming nacional, que permite usar quase todos os cartões e apps em praticamente todos os postos públicos.
Esta interoperabilidade simplifica imenso a vida dos utilizadores e é uma peça-chave para acelerar a transição energética. O carregamento público é, afinal, uma das principais barreiras para quem vem do mundo da combustão.
Hoje damos um passo significativo a nível europeu: a Spark Alliance acaba de lançar a interoperabilidade entre quatro grandes redes, #Atlante , #Electra Fastned e IONITY.
Com esta iniciativa, os utilizadores de veículos elétricos passam a poder ativar e pagar carregamentos, com preços simples e transparentes, em 11.000 postos situados em 25 países europeus!
Como utilizadores intensivos de veículos 100% elétricos nas estradas e autoestradas europeias, a equipa Viver Elétrico saúda este avanço. Parabéns à Spark Alliance por liderar esta transformação!
Ricardo Oliveira
World Shopper | #ViverElétrico
Formação em Mobilidade Elétrica
#MobilidadeElétrica #EVCharging #SparkAlliance #ViverElétrico #TransiçãoEnergética Atlante Portugal
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A APP Ionity, com conta criada com morada espanhola, já mostra todos os postos da "aliança".
Não permite carregar, reencaminha para uma página do parceiro onde são apresentadas opções de carregamento ad-hoc
Todos, menos Portugal claro.
Edit: instalei as apps Atlante e Fastned só por curiosidade e apenas a primeira permite carregar em Portugal. As restantes têm o mesmo preço nos carregadores cruzados (fora de Portugal mais uma vez). Nada de sobrecusto. A Fastned também não parece ainda permitir o carregamento direto nos parceiros.
Mas por exemplo electroverse também não tem sobrecusto aparente nesses operadores (piquei alguns postos aleatórios em Espanha e França). Logo a vantagem parece ser mais uma manobra de marketing mas posso estar a simplificar.
Como alguém dizia no FB, não me parece aqui nenhuma revolução tecnológica, são "só" os operadores que tipicamente só mostravam os seus postos a tornarem-se eMSP e fazerem acordos de roaming entre si. O que é novo é esta nova política de não "puxarem os utilizadores" apenas para si.
Não permite carregar, reencaminha para uma página do parceiro onde são apresentadas opções de carregamento ad-hoc
Todos, menos Portugal claro.
Edit: instalei as apps Atlante e Fastned só por curiosidade e apenas a primeira permite carregar em Portugal. As restantes têm o mesmo preço nos carregadores cruzados (fora de Portugal mais uma vez). Nada de sobrecusto. A Fastned também não parece ainda permitir o carregamento direto nos parceiros.
Mas por exemplo electroverse também não tem sobrecusto aparente nesses operadores (piquei alguns postos aleatórios em Espanha e França). Logo a vantagem parece ser mais uma manobra de marketing mas posso estar a simplificar.
Como alguém dizia no FB, não me parece aqui nenhuma revolução tecnológica, são "só" os operadores que tipicamente só mostravam os seus postos a tornarem-se eMSP e fazerem acordos de roaming entre si. O que é novo é esta nova política de não "puxarem os utilizadores" apenas para si.
Última edição por BrunoAlves em 22 jul 2025, 16:12, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
Hoje ficou ainda mais fácil e rápido viajar em veículos 100% elétricos na Europa: parabéns #SparkAlliance
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