Quanto mais?
Quando se pensa em comprar um carro novo, sempre ouvi e ainda ouço:
"E vai ser a gasóleo ou gasolina? Olha que a gasóleo só compensa se fizeres muitos Kms...."
Já há alguns anos, para além do gasóleo e gasolina deveríamos também equacionar a hipótese do GPL e os elétricos (hibridos, puros ou REX)....
Assim, e desde que coração não seja para aqui chamado, o que interessa são as contas....
E aqui também cada um faz à sua maneira... e sem entrarmos com muitos pormenores... usemos apenas e só, o combustivel e as revisões normais...
Admitamos o seguinte:
GASÓLEO - 5L/100Km - 1,25€/L - Manutenção 100€/10.000Km => ~0,0725€/Km ~ 7,25€/100Km
GASOLINA - 5L/100Km - 1,50€/L - Manutenção 100€/10.000Km => ~0,085€/Km ~ 8,50€/100Km
GPL - 8L/100Km - 0,57€/L - Manutenção 100€/10.000Km => ~0,0556€/Km ~ 5,56€/100Km
EV - 140w/Km - 0,10€/Kw - Manutenção 50€/10.000Km => ~0,019€/Km ~ 1,90€/100Km - horário vazio ~3,80€/100Km - horário cheio
Assim, e tomando como referência o GASÓLEO, por cada 10.000Km:
- Gasta menos 125€ que a GASOLINA
- Gasta mais 169€ que o GPL
- Gasta mais 535€ que um EV
Ou seja, e tomando novamente a referência o GASÓLEO e em 100.000Km:
- compensa em relação a um carro a GASOLINA se custar mais até 1250€
- compensa em relação a um carro a GPL se custar menos até 1690€
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 5350€
Se fizer poucos Kms, como 10.000Km por ano (~30Km/dia), ao fim de 8 anos e tomando em conta o GASÓLEO:
- compensa em relação a um carro a GASOLINA se custar mais até 1000€
- compensa em relação a um carro a GPL se custar menos até 1350€
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 4280€
Se fizer basstantes Kms, como 25.000Km por ano (~70Km/dia), ao fim de 8 anos e tomando em conta o GASÓLEO:
- compensa em relação a um carro a GASOLINA se custar mais até 2500€
- compensa em relação a um carro a GPL se custar menos até 3380€
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 10700€
Podiamos complicar e entrar com alguns benefícios que os VEs teem.... e entrar também com as suas limitações.
Mas a ideia era por em valores a experiência que cada um de nós que conduz um VE tem no dia-a-dia.
Em resumo, na altura de comprar um carro, e económicamente falando, é ponderar a sua futura utilização... e escolher a que mais lhe é económica.
Novo ou usado, BEV ou REX.... é novamente fazer as contas.
Há usados por menos de 10.000€.... é só procurar

Se não estiver para isso, é só pensar no meio ambiente

Eu sei que a maioria dos condutores (dentro do seu casulo) não se dá conta, mas o veneno continua lá. Eu dou "mais" conta porque estou fora do casulo e passo por eles.
 Eu sei que a maioria dos condutores (dentro do seu casulo) não se dá conta, mas o veneno continua lá. Eu dou "mais" conta porque estou fora do casulo e passo por eles.   Uma vergonha as doenças que induzimos uns aos outros. Os custos económicos dessa "comedoria" ninguém os quer calcular.
  Uma vergonha as doenças que induzimos uns aos outros. Os custos económicos dessa "comedoria" ninguém os quer calcular.