
Se comparar-mos a desvalorização de um Leaf de 2011 com um modelo da gama equivalente com CI verificamos que o Leaf desvalorizou muito mais.
Do ponto de vista do público em geral isto cria a percepção que um VE não é um bom investimento pois quando chegar a altura de trocar de carro o "velho" não vai valer nada.
Isto deve-se em parte ao facto dos VE's serem uma tecnologia em pleno desenvolvimento. Ninguém se espanta se um telemóvel com 4 anos não valer nada em caso de troca e parece estar a acontecer o mesmo com os VE's.
O facto de haver anúncios e rumores constantes de novos modelos e características também contribui para este facto, quando é anunciado um novo iPhone os antigos perdem valor imediatamente.
Por outro lado esta forte desvalorização faz com que haja "grandes oportunidades" no mercado de 2ªmão pois mesmo um Leaf com 80km de autonomia ainda serve a muita gente, especialmente se o preço for atractivo.
Mas para os construtores isto é mau. Os construtores vivem das vendas de modelos novos e enquanto houver esta forte desvalorização será difícil massificar a venda de VE's continuando estes a ser um nicho de mercado.
Concordam com esta análise?
Qual a vossa opinião?