"22-02-2011
ZORRINHO QUER PORTUGAL NA LIDERANÇA DO TRANSPORTE COLECTIVO ELÉCTRICO

O primeiro autocarro 100% eléctrico português, concebido e produzido pela CaetanoBUs, saiu hoje da linha de produção para entrar em fase de testes. Nas palavras do secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, este é um passo "muito importante", na medida em que fará da Salvador Caetano "pioneira a nível mundial" e colocará Portugal "na liderança da mobilidade eléctrica também no transporte colectivo".
Em declarações à Agência Lusa, cita o Jornal de Notícias, Carlos Zorrinho considerou "muito importante o lançamento do primeiro autocarro eléctrico completamente concebido e produzido em Portugal", um investimento de quatro milhões de euros do consórcio constituído pela CaetanoBus, do grupo Salvador Caetano, e pela Efacec.
"O importante é Portugal estar também na liderança da tecnologia da mobilidade eléctrica ao nível do transporte colectivo, tornando as cidades mais atractivas e criando oportunidades de emprego", afirmou o secretário de Estado. Carlos Zorrinho esteve hoje presente, juntamente com o primeiro-ministro José Sócrates e o ministro da Economia, Vieira da Silva, na cerimónia que marcou a saída da linha de produção do autocarro eléctrico da CaetanoBus.
O autocarro eléctrico, com capacidade para 70 pessoas e autonomia mínima de 100 a 150 km, chegará ao mercado a custar cerca de 500.000€, valor que segundo Carlos Zorrinho, vai sendo abatido "à medida que o tempo passa, aproximando-se dos autocarros convencionais".
Questionado sobre a possibilidade das empresas públicas de transportes virem a incluir nas suas frotas o autocarro eléctrico, o secretário de Estado da Energia e Inovação disse esperar que também empresas portuguesas venham "progressivamente comprando os autocarros".
"Portugal está, a partir da mobilidade eléctrica, a desenvolver uma área económica, sendo já uma referência no fabrico de carregadores para carros eléctricos", afirmou Carlos Zorrinho, salientando assim o trabalho desenvolvido pela Efacec, uma das parceiras no projecto do autocarro eléctrico."
Em:
http://www.mobie.pt/newsdetail?newsid=29158