Entretanto estes já vão com 40 000 kms e acho que vão fazer o verão.
Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
Isso é como tudo, gastei os pneus de trás em 20 000kms no i4, nunca me aconteceu, por norma os pneus duram uns 40 a 50 mil kms, tive que aprender a gerir melhor o acelerador, de outra forma não ganhava para pneus.
Entretanto estes já vão com 40 000 kms e acho que vão fazer o verão.
Entretanto estes já vão com 40 000 kms e acho que vão fazer o verão.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
83 000Km's
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
83 000Km's
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3108
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
Já lá vão 14 anitos, os meus primeiros da frente duraram a módica kilometragem de 15K.
É capaz de ter sido do salitre da travessia maritima desde o japão.
É capaz de ter sido do salitre da travessia maritima desde o japão.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
EVUber
- Mensagens: 200
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
Pois, eu sempre fiz bastantes km com pneus em VE
Comprar pneus muito baratos sai + caro, comprei uns a 70€ cada e troquei-os ao fim de 10.000km
Posso comprar pneus por 100€ e fazem 40.000km
Ou posso comprar pneus por 160€ e fazem 80.000km e tenho eficiência no consumo, no comforto e no ruido.
Por exemplo estes yokohama advan v61 são difíceis de encontrar e custam 160€ cada + 25€ calibracao
Os michelin e-primacy tambem sao 160€ cada + 25€ calibracao.
Muito macios ou + atrito desgastam mais, consomem mais e duram menos.
Normalmente escolho:
Consumo - A
Grip - A ou B
Ruido - 67db a 69db
Frente lado direito, podem ver o desgaste atraves do TWI... esta quase quase na altura com 76.000km


Comprar pneus muito baratos sai + caro, comprei uns a 70€ cada e troquei-os ao fim de 10.000km
Posso comprar pneus por 100€ e fazem 40.000km
Ou posso comprar pneus por 160€ e fazem 80.000km e tenho eficiência no consumo, no comforto e no ruido.
Por exemplo estes yokohama advan v61 são difíceis de encontrar e custam 160€ cada + 25€ calibracao
Os michelin e-primacy tambem sao 160€ cada + 25€ calibracao.
Muito macios ou + atrito desgastam mais, consomem mais e duram menos.
Normalmente escolho:
Consumo - A
Grip - A ou B
Ruido - 67db a 69db
Frente lado direito, podem ver o desgaste atraves do TWI... esta quase quase na altura com 76.000km


-
EVUber
- Mensagens: 200
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
Da frente do lado esquerdo o TWI esta uns mm com menos desgaste

e na parte de tras o TWI ainda nem se nota

Seja como for, sabado vou colocar a frente uns Michelin e-primacy (no e-niro também duraram 80/100.000km) e estou curioso para saber se consigo obter um consumo melhor no BZ4X..

e na parte de tras o TWI ainda nem se nota

Seja como for, sabado vou colocar a frente uns Michelin e-primacy (no e-niro também duraram 80/100.000km) e estou curioso para saber se consigo obter um consumo melhor no BZ4X..
-
EVUber
- Mensagens: 200
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
ACTUALIZAÇAO
Neste momento o BZ4X tem 79.522 KM
Observando os dados do car scanner
Car scanner indicava 194.97Ah inicialmente
Com 79.522 km indica 189.90Ah
Degradação de 2.6%
Mantendo este nível de degradação hipoteticamente tera estes valores
2.6% aos 80.000km
5.2% aos 160.000km
7.8% aos 240.000km
10.4% aos 320.000km
13% aos 400.000km
15.6% aos 480.000km
18.2% aos 560.000km
20.8% aos 640.000km
23.4% aos 720.000km
29.7% aos 800.000km
Garantia de 10 anos ou 1.000.000km com vida util da bateria de 70%
Os Habitos de condução e carregamento mantiveram-se
Carregamento até 100%
Utilização até 20%

Com o calor a autonomia subiu dos 460km para os 490km, mas utilizo diariamente em 90% das vezes ar condicionado durante os 300km em media que faço diariamente, o que na realidade acabo por ter uma autonomia de +- 430km

Praticamente agora faço quase exclusivamente transferes de e para o aeroporto, significa que a utilização do BZ4X é praticamente 80€ AE e 20% cidade o que aumentou um pouco o consumo (esses valores são consumo a tomada)

Neste momento o BZ4X tem 79.522 KM
Observando os dados do car scanner
Car scanner indicava 194.97Ah inicialmente
Com 79.522 km indica 189.90Ah
Degradação de 2.6%
Mantendo este nível de degradação hipoteticamente tera estes valores
2.6% aos 80.000km
5.2% aos 160.000km
7.8% aos 240.000km
10.4% aos 320.000km
13% aos 400.000km
15.6% aos 480.000km
18.2% aos 560.000km
20.8% aos 640.000km
23.4% aos 720.000km
29.7% aos 800.000km
Garantia de 10 anos ou 1.000.000km com vida util da bateria de 70%
Os Habitos de condução e carregamento mantiveram-se
Carregamento até 100%
Utilização até 20%

Com o calor a autonomia subiu dos 460km para os 490km, mas utilizo diariamente em 90% das vezes ar condicionado durante os 300km em media que faço diariamente, o que na realidade acabo por ter uma autonomia de +- 430km

Praticamente agora faço quase exclusivamente transferes de e para o aeroporto, significa que a utilização do BZ4X é praticamente 80€ AE e 20% cidade o que aumentou um pouco o consumo (esses valores são consumo a tomada)

-
EVUber
- Mensagens: 200
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
Este novo BZ4X touring chamou-me a atenção
Chegada no inicio de 2026
Bateria de 75kWh
Mala 600 litros
Carregador 11kW e 22kW
Autonomia 560km WLTP
Pre-condicionamento das baterias
Ecran de 14"

Chegada no inicio de 2026
Bateria de 75kWh
Mala 600 litros
Carregador 11kW e 22kW
Autonomia 560km WLTP
Pre-condicionamento das baterias
Ecran de 14"

-
EVUber
- Mensagens: 200
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
Um dado interessante sobre as baterias NCM panasonic do BZ4X
Forumula kWh = (Ah x V) / 1,000
Bateria 201Ah x 355.2/1000 = 71.395kWh (o que bate certo com informaçao da toyota)
Carscanner faz a leitura da bateria com zero KM de 194.97Ah
Bateria 194.97Ah x 355.2/1000 = 69.253kWh de bateria util
201Ah - 194.97Ah = 6.03Ah x 355.2/1000 = 2.142kWh de buffer (nunca utilizado)
Actualmente com 84.527km o carscanner indica 189,2Ah x 355.2/1000 = 67,204 kWh que indica uma degradação 3.04%

https://www.takomabattery.com/ev-battery-cell-design/
Forumula kWh = (Ah x V) / 1,000
Bateria 201Ah x 355.2/1000 = 71.395kWh (o que bate certo com informaçao da toyota)
Carscanner faz a leitura da bateria com zero KM de 194.97Ah
Bateria 194.97Ah x 355.2/1000 = 69.253kWh de bateria util
201Ah - 194.97Ah = 6.03Ah x 355.2/1000 = 2.142kWh de buffer (nunca utilizado)
Actualmente com 84.527km o carscanner indica 189,2Ah x 355.2/1000 = 67,204 kWh que indica uma degradação 3.04%

https://www.takomabattery.com/ev-battery-cell-design/
-
EVUber
- Mensagens: 200
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
Neste momento o BZ4X tem 87.146 KM
Observando os dados do car scanner
Car scanner indicava 194.97Ah inicialmente
Com 87.146 km indica 188.69Ah
Degradação de 3.11%
Mantendo este nível de degradação hipoteticamente tera estes valores:
3.11% aos 87.000km
6.22% aos 174.000km
9.33% aos 261.000km
12.44% aos 348.000km
15.55% aos 435.000km
18.66% aos 522.000km
21.77% aos 609.000km
24.88% aos 696.000km
27.99% aos 783.000km
31.11% aos 879.000km
Garantia de 10 anos ou 1.000.000km com vida util da bateria de 70%


A autonomia media tem sido entre os 460km e os 480km, depende da "pressa" de notar que estas autonomias deve-se a um percurso de 80% auto-estrada dentro dos limites de velocidade.

Observando os dados do car scanner
Car scanner indicava 194.97Ah inicialmente
Com 87.146 km indica 188.69Ah
Degradação de 3.11%
Mantendo este nível de degradação hipoteticamente tera estes valores:
3.11% aos 87.000km
6.22% aos 174.000km
9.33% aos 261.000km
12.44% aos 348.000km
15.55% aos 435.000km
18.66% aos 522.000km
21.77% aos 609.000km
24.88% aos 696.000km
27.99% aos 783.000km
31.11% aos 879.000km
Garantia de 10 anos ou 1.000.000km com vida util da bateria de 70%


A autonomia media tem sido entre os 460km e os 480km, depende da "pressa" de notar que estas autonomias deve-se a um percurso de 80% auto-estrada dentro dos limites de velocidade.

-
EVUber
- Mensagens: 200
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
Neste momento o BZ4X tem 99.445 KM
Observando os dados do car scanner
Car scanner indicava 194.97Ah inicialmente
Com 99.445 km indica 187.32Ah
Degradação de 3.92%
Mantendo este nível de degradação hipoteticamente tera estes valores (arredondado) :
4% aos 100.000km
8% aos 200.000km
12% aos 300.000km
16% aos 400.000km
20% aos 500.000km
24% aos 600.000km
28% aos 700.000km
30% aos 750.000km
Garantia de 10 anos ou 1.000.000km com vida util da bateria de 70%


O carregamento tem sido sempre a 100%
Com o inicio do verão foi habito ver algumas vez 500km de autonomia a 100%, no geral andava entre os 480km e os 490km numa condução absolutamente normal sem me preocupar com o consumo.
Naquela 2 semana de agosto com temperatura muito altas, a bateria chegou aos 35 graus.
Avarias - nada a assinalar
Interior/estetica - aceitável/bom, a seguir ao verão vou mandar fazer uma limpeza detalhada, pois tenho tido uma catadupa de viagens de resorts turísticos isolados com estradas sem pavimento, tem ido a lavagem automática a cada 2 dias

Observando os dados do car scanner
Car scanner indicava 194.97Ah inicialmente
Com 99.445 km indica 187.32Ah
Degradação de 3.92%
Mantendo este nível de degradação hipoteticamente tera estes valores (arredondado) :
4% aos 100.000km
8% aos 200.000km
12% aos 300.000km
16% aos 400.000km
20% aos 500.000km
24% aos 600.000km
28% aos 700.000km
30% aos 750.000km
Garantia de 10 anos ou 1.000.000km com vida util da bateria de 70%


O carregamento tem sido sempre a 100%
Com o inicio do verão foi habito ver algumas vez 500km de autonomia a 100%, no geral andava entre os 480km e os 490km numa condução absolutamente normal sem me preocupar com o consumo.
Naquela 2 semana de agosto com temperatura muito altas, a bateria chegou aos 35 graus.
Avarias - nada a assinalar
Interior/estetica - aceitável/bom, a seguir ao verão vou mandar fazer uma limpeza detalhada, pois tenho tido uma catadupa de viagens de resorts turísticos isolados com estradas sem pavimento, tem ido a lavagem automática a cada 2 dias

-
EVUber
- Mensagens: 200
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
Mais um lição de Veiculo Electrico...esta-se sempre a aprender
Pneus originais - Yokohama Advan V61
Frente- 80.000km
Tras - 80.000km
Consumo - 13kWh a 14kWh
Aos 80.000km
Frente - Michelin E-primacy (novos)
Tras - yokohama advan v61 (originais)
Consumo - 12kWh a 13kWh
Aos 105.000km
Frente -Michelin E- Primacy (desde 80.00km)
Tras - Yokohama Bluearth -XT (novos)
Consumo: 14kWh a 15kWh
Hoje mudei os pneus de tras os Yokohama ADVAN V61, apos 105.000km, ainda estavam bons para fazer mais uns 15.000km tinham rasto suficiente, mas a carga de agua no fim de semana, fez-me mudar de ideias e para nao correr riscos marquei na oficina.
Pedi uns pneus iguais aos originais para tras, e quando me apercebi ja tinham montado os Yokohama Bluearth -XT.... ainda torci o nariz, mas depois disseram-me que os Advan 61 tinham sido descontinuados e acabei por aceder.
Os blueearth-XT são pneus super-silenciosos e confortáveis, mas teem um consumo bastante maior ao que estava habituado
Foi a ultima vez, não compro mais pneu nenhum que não seja especifico para Veiculo electrico e com consumo A... Faz uma diferença brutal na autonomia.


Pneus originais - Yokohama Advan V61
Frente- 80.000km
Tras - 80.000km
Consumo - 13kWh a 14kWh
Aos 80.000km
Frente - Michelin E-primacy (novos)
Tras - yokohama advan v61 (originais)
Consumo - 12kWh a 13kWh
Aos 105.000km
Frente -Michelin E- Primacy (desde 80.00km)
Tras - Yokohama Bluearth -XT (novos)
Consumo: 14kWh a 15kWh
Hoje mudei os pneus de tras os Yokohama ADVAN V61, apos 105.000km, ainda estavam bons para fazer mais uns 15.000km tinham rasto suficiente, mas a carga de agua no fim de semana, fez-me mudar de ideias e para nao correr riscos marquei na oficina.
Pedi uns pneus iguais aos originais para tras, e quando me apercebi ja tinham montado os Yokohama Bluearth -XT.... ainda torci o nariz, mas depois disseram-me que os Advan 61 tinham sido descontinuados e acabei por aceder.
Os blueearth-XT são pneus super-silenciosos e confortáveis, mas teem um consumo bastante maior ao que estava habituado
Foi a ultima vez, não compro mais pneu nenhum que não seja especifico para Veiculo electrico e com consumo A... Faz uma diferença brutal na autonomia.

