Reduzir tamanho a um cabo de carrgegamento
-
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Reduzir tamanho a um cabo de carrgegamento
Problema prático: um cabo J1772-Mennekes, de 32A e com 10 metros de comprimento, está a revelar-se demasiado grande para a instalação fixa que está a servir. Daria jeito reduzir o comprimento a uns 5 metros, o que facilitaria a colocação.
Pergunta: é possível cortar o cabo ao meio e recolocar uma das fichas (J1772 ou Mennekes) sem grandes necessidades de material? Alguma delas é mais fácil de colocar do que a outra? Há acesso a um eletricista que poderá fazer a operação.
Já agora, valerá a pena comprar duas fichas adicionais e usar a metade restante para fazer um segundo cabo, ou isso é mais caro do que comprar um cabo novo?
Pergunta: é possível cortar o cabo ao meio e recolocar uma das fichas (J1772 ou Mennekes) sem grandes necessidades de material? Alguma delas é mais fácil de colocar do que a outra? Há acesso a um eletricista que poderá fazer a operação.
Já agora, valerá a pena comprar duas fichas adicionais e usar a metade restante para fazer um segundo cabo, ou isso é mais caro do que comprar um cabo novo?
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
Re: Reduzir tamanho a um cabo de carrgegamento
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 24 fev 2017, 16:40, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
I'm in. Tenho um de 5m, 32A que posso negociar 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Possível é, reaproveitar essas fichas depende das fichas mas penso que sim.LFN Escreveu:Problema prático: um cabo J1772-Mennekes, de 32A e com 10 metros de comprimento, está a revelar-se demasiado grande para a instalação fixa que está a servir. Daria jeito reduzir o comprimento a uns 5 metros, o que facilitaria a colocação.
Comprar fichas para fazer 2 cabos, pode-se comprar mas as fichas são a parte cara desses cabos.
Pena que o meu é de 16A e 5 metros, trocava já.
-
A sugestão de troca seria muito interessante se o cabo fosse meu, mas é "institucional", pelo que a hipótese está fora de causa...sory!
Como referi, temos um eletricista que pode dar conta do recado. O que não sei é se a ligação interna das fichas é coisa simples de fazer, ou se requer algum equipamento especial para refazer os contactos...e não queria aprender da pior forma...
Como referi, temos um eletricista que pode dar conta do recado. O que não sei é se a ligação interna das fichas é coisa simples de fazer, ou se requer algum equipamento especial para refazer os contactos...e não queria aprender da pior forma...
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
O melhor nesse caso é não mexer no cabo. instale um enrolador/suporte de mangueira junto ao local de carga e só desenrole o que necessita.

-
Não haverá o risco, tendo metade do cabo enrolado e a carregar a 32A, de se gerar um sobreaquecimento?
Antes de cortar alguma coisa ele que abra a ficha e veja, acho que não terá ciência nenhuma...LFN Escreveu:A sugestão de troca seria muito interessante se o cabo fosse meu, mas é "institucional", pelo que a hipótese está fora de causa...sory!

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
Se o cabo for de qualidade não será problemáticoLFN Escreveu:Não haverá o risco, tendo metade do cabo enrolado e a carregar a 32A, de se gerar um sobreaquecimento?