Possível forma de arrefecer a bateria
- 
				RJSC
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 3503
 - Registado: 13 jan 2011, 20:27
 - Data de fabrico: 15 ago 2012
 - Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
 - Localização: Aveiro
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Ainda não tirei o seccionador mas penso que aquilo só tem 2 contactos para o seccionanador de bateria e continua selado para o interior.
			
									
									
						- VETL
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 4068
 - Registado: 03 jul 2013, 13:50
 - Data de fabrico: 27 jan 2017
 - Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
 - Localização: Aveiro
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Estou a falar da tampa completa do pack...   
			
									
									=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
						=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- 
				RJSC
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 3503
 - Registado: 13 jan 2011, 20:27
 - Data de fabrico: 15 ago 2012
 - Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
 - Localização: Aveiro
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Não há assim tantos Leafs na sucata para podermos comprar tampas...
E fazer um molde para cunhar uma também tem um custo de loucos.
			
									
									
						E fazer um molde para cunhar uma também tem um custo de loucos.
- VETL
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 4068
 - Registado: 03 jul 2013, 13:50
 - Data de fabrico: 27 jan 2017
 - Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
 - Localização: Aveiro
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Certo.RJSC Escreveu:Não há assim tantos Leafs na sucata para podermos comprar tampas...
E fazer um molde para cunhar uma também tem um custo de loucos.
Por isso eu disse: "Se nós conseguíssemos..."
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
						=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 4068
 - Registado: 03 jul 2013, 13:50
 - Data de fabrico: 27 jan 2017
 - Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
 - Localização: Aveiro
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Nada disso.rdias Escreveu:E depois vem a corrosão como o Malm que anda com medo dela ... E a maldição lago salgado... E o imiev ate vinha preparado...esse esta preparado para estar selado.... Não se esqueçam disso...
Sempre hermeticamente fechado arrefecendo e desumidificando apenas o interior do pack sem qualquer contacto com o exterior.
Seria extremamente eficiente quer em resultados quer em consumos...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
						=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 4068
 - Registado: 03 jul 2013, 13:50
 - Data de fabrico: 27 jan 2017
 - Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
 - Localização: Aveiro
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Nada disso rdias...rdias Escreveu:Isso é o que e-nv200 faz.... Vocês querem um buraco e mandar ar frio de AC lá para dentro... Não é a mesma coisa...
Isso não seria eficiente.
Seria algo mais parecido com a e-NV200 obviamente e sem qualquer contacto com o exterior...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
						=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Filipe
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 3108
 - Registado: 19 fev 2011, 03:51
 - Data de fabrico: 09 mai 2011
 - Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
 - Localização: Murtal - Parede - Lisboa
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
É comprar as peças para o NV 200 e aplicá-las no Leaf.VETL Escreveu:Nada disso rdias...rdias Escreveu:Isso é o que e-nv200 faz.... Vocês querem um buraco e mandar ar frio de AC lá para dentro... Não é a mesma coisa...
Isso não seria eficiente.
Seria algo mais parecido com a e-NV200 obviamente e sem qualquer contacto com o exterior...
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K  em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
						Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- 
				mrr
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 679
 - Registado: 14 fev 2014, 21:32
 - Data de fabrico: 20 jun 2013
 - Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Deixo aqui uns prints para terem uma ideia da temperatura do PACK quando o estou a arrefecer, tirado às 20:42, 21:42, 22:42.
Para obter estes valores coloquei o ventilador no máximo de forma a obter o máximo de arrefecimento. Normalmente não uso o ventilador no máximo.
 



upload imagem
			
									
									Para obter estes valores coloquei o ventilador no máximo de forma a obter o máximo de arrefecimento. Normalmente não uso o ventilador no máximo.



upload imagem
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
						- 
				RJSC
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 3503
 - Registado: 13 jan 2011, 20:27
 - Data de fabrico: 15 ago 2012
 - Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
 - Localização: Aveiro
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
É um ventilador a meter ar do interior de uma câmara frigorífica para cima da bateria.
			
									
									
						- VETL
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 4068
 - Registado: 03 jul 2013, 13:50
 - Data de fabrico: 27 jan 2017
 - Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
 - Localização: Aveiro
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Eu também ando a fazer uma experiência parecida (temporária) para depois se verem os resultados.
Mas já me lembrei que isso poderá não ser muito bom:
Imaginem uma chapa de ferro muito fria de um lado e quente do outro e digam-me o que acontece.
			
									
									Mas já me lembrei que isso poderá não ser muito bom:
Imaginem uma chapa de ferro muito fria de um lado e quente do outro e digam-me o que acontece.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
						=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt