Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
O pior é quando for preciso carregar o carro para sair ao outro dia.
Mas realmente quem está em zona A deve ter poucos problemas porque só a densidade de cabos forma uma capacidade que demora mais a carregar.
Mas realmente quem está em zona A deve ter poucos problemas porque só a densidade de cabos forma uma capacidade que demora mais a carregar.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
RJSC, isso faz todo o sentido, consegues partilhar um circuito que consideres suficientemente eficaz para proteção do carro? Não tenho a certeza mas no openevse a única proteção que vi foi com um fusivel
-
- Proprietário Leaf
Um fusível só serve para prevenir incêndios devido a aquecimento por curto-circuito ou sobrecarga... Mais nada.
É demasiado lento a atuar para evitar que um componente electrónico semicondutor queime.
Por agora o que estou a ver é colocar uns descarregadores de sobretensão de calha DIN.
Uns descarregadores até 10 kA da Efapel custaram-me 30 e tal euros cada...
Na minha casa tenho um por fase e outro no neutro (um raio pode cair no Neutro).
No quadro geral do VETL instalei também uns quando fizemos a intervenção para colocar a tomada CEE na garagem. Além dessa proteção ele ainda conta com a proteção dos EVSEs originais da panasonic (MOV + Tubos de Descarga com Gás)
O ruimegas também tem uns no quadro dele colocados quando instalaram o homecharger da EFACEC.
Agora depois desta descarga entre 69 kA e 200 kA começo a pensar que se calhar foi curto só ter comprado de 10 kA... Vendem-se nas casas de material elétrico descarregadores até 65 kA para calha DIN.
Há sempre a esperança de o raio se distribuir por outros lados e não venha toda a corrente para a minha casa...
Em componentes electrónicos isolados ainda não encontrei nada acessível que seja capas de desviar corrente de kA. Também ainda não pesquisei muito.
Podes ver aqui o interior do EVSE original de 16A neste tópico da reparação que fiz do EVSE do dgalv:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =20#p21248
Tem um MOV que sozinho de pouco serve (muito pequeno para aguentar com um trovão) e o descarregador de tubo de gás é o seguinte:
http://www.okayaelec.co.jp/catalog/emc_eng/p090.pdf
Tem uma capacidade de desvio de 2 kA. É o componente com um furo quadrado em cima.
É demasiado lento a atuar para evitar que um componente electrónico semicondutor queime.
Por agora o que estou a ver é colocar uns descarregadores de sobretensão de calha DIN.
Uns descarregadores até 10 kA da Efapel custaram-me 30 e tal euros cada...
Na minha casa tenho um por fase e outro no neutro (um raio pode cair no Neutro).
No quadro geral do VETL instalei também uns quando fizemos a intervenção para colocar a tomada CEE na garagem. Além dessa proteção ele ainda conta com a proteção dos EVSEs originais da panasonic (MOV + Tubos de Descarga com Gás)
O ruimegas também tem uns no quadro dele colocados quando instalaram o homecharger da EFACEC.
Agora depois desta descarga entre 69 kA e 200 kA começo a pensar que se calhar foi curto só ter comprado de 10 kA... Vendem-se nas casas de material elétrico descarregadores até 65 kA para calha DIN.
Há sempre a esperança de o raio se distribuir por outros lados e não venha toda a corrente para a minha casa...
Em componentes electrónicos isolados ainda não encontrei nada acessível que seja capas de desviar corrente de kA. Também ainda não pesquisei muito.
Podes ver aqui o interior do EVSE original de 16A neste tópico da reparação que fiz do EVSE do dgalv:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =20#p21248
Tem um MOV que sozinho de pouco serve (muito pequeno para aguentar com um trovão) e o descarregador de tubo de gás é o seguinte:
http://www.okayaelec.co.jp/catalog/emc_eng/p090.pdf
Tem uma capacidade de desvio de 2 kA. É o componente com um furo quadrado em cima.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Para correntes muito elevadas o tubo de gás é o ideal, mas por ser muito lento tem de ter MOVs a ajudar ao pico inicial. O problema dos MOVs é que se detioram e podem começar a conduzir mesmo sem excesso de tensão. Pode ter sido algo parecido que aconteceu ao EVSE queimado. Apanhou um pico que degradou o MOV e este começou a conduzir uma corrente pequena com tensões normais. Com o tempo e o aquecimento provocado por isto foi-se deteriorando cada vez mais até queimar de repente em condições normais de funcionamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
O meu EVSE que avariou só tinha sido usado 3 vezes e por mim. Veio embalado nos plásticos quando me foi entregue o carro. Nunca tinha sido usado pelo stand durante o tempo que esteve de serviço.mjr Escreveu:Para correntes muito elevadas o tubo de gás é o ideal, mas por ser muito lento tem de ter MOVs a ajudar ao pico inicial. O problema dos MOVs é que se detioram e podem começar a conduzir mesmo sem excesso de tensão. Pode ter sido algo parecido que aconteceu ao EVSE queimado. Apanhou um pico que degradou o MOV e este começou a conduzir uma corrente pequena com tensões normais. Com o tempo e o aquecimento provocado por isto foi-se deteriorando cada vez mais até queimar de repente em condições normais de funcionamento.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Eu diria que no minimo dos minimos um evse portatil devia ter um Varistor, um fusivel e um tal tubo de gás?
E nas instalaçoes fixas um descarregador de sobretensão em zonas de pouca qualidade de energia?
Concordam?
E nas instalaçoes fixas um descarregador de sobretensão em zonas de pouca qualidade de energia?
Concordam?
Última edição por Apr em 22 mai 2014, 23:29, editado 1 vez no total.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Para já a garantia dos da Nissan (enquanto durar) e um bom seguro para riscos elétricos nos caseiros ainda será o investimento mais seguro, não?
Estas coisas da natureza, por mais proteções que tenhamos, por vezes ainda vão mandando mais do que nós...
Estas coisas da natureza, por mais proteções que tenhamos, por vezes ainda vão mandando mais do que nós...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
É sempre melhor ter alguma coisa com um custo razoável para ajudar a proteger...
Se a Nissan sabe que o carregador queimou por catástrofe natural pode-se esquivar à garantia...
Para eles vir uma sobretensão na rede elétrica deve ser equivalente a comprar combustível adulterado que dê cabo de um motor num CI...
Em 2008 a BP leve um lote de gasóleo com água que avariou muitos carros que o abasteceram nos dias seguintes. Por acaso eles assumiram o prejuízo, mas as marcas não...
http://expresso.sapo.pt/bp-diz-que-gaso ... ua=f485045
Já com a EDP, o que tenho visto é que eles nunca se oferecem para assumir os prejuízos de aparelhos ligados à rede queimados e quem eu saiba que conseguiu alguma coisa foi em tribunal... E o advogado deve ficar pelo preço do carregador...
O carregador dos de primeira geração custa mais de 3000€ (com mão de obra) pelo que dizem no fórum americano... Dos de segubnda geração ainda ninguém disse nada, nem sei ainda se é integrado na mesma placa do controlador do motor.
Se a Nissan sabe que o carregador queimou por catástrofe natural pode-se esquivar à garantia...
Para eles vir uma sobretensão na rede elétrica deve ser equivalente a comprar combustível adulterado que dê cabo de um motor num CI...
Em 2008 a BP leve um lote de gasóleo com água que avariou muitos carros que o abasteceram nos dias seguintes. Por acaso eles assumiram o prejuízo, mas as marcas não...
http://expresso.sapo.pt/bp-diz-que-gaso ... ua=f485045
Já com a EDP, o que tenho visto é que eles nunca se oferecem para assumir os prejuízos de aparelhos ligados à rede queimados e quem eu saiba que conseguiu alguma coisa foi em tribunal... E o advogado deve ficar pelo preço do carregador...
O carregador dos de primeira geração custa mais de 3000€ (com mão de obra) pelo que dizem no fórum americano... Dos de segubnda geração ainda ninguém disse nada, nem sei ainda se é integrado na mesma placa do controlador do motor.