
Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
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Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
O pior é quando for preciso carregar o carro para sair ao outro dia.
Mas realmente quem está em zona A deve ter poucos problemas porque só a densidade de cabos forma uma capacidade que demora mais a carregar.
Mas realmente quem está em zona A deve ter poucos problemas porque só a densidade de cabos forma uma capacidade que demora mais a carregar.
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Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
RJSC, isso faz todo o sentido, consegues partilhar um circuito que consideres suficientemente eficaz para proteção do carro? Não tenho a certeza mas no openevse a única proteção que vi foi com um fusivel
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Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
Um fusível só serve para prevenir incêndios devido a aquecimento por curto-circuito ou sobrecarga... Mais nada.
É demasiado lento a atuar para evitar que um componente electrónico semicondutor queime.
Por agora o que estou a ver é colocar uns descarregadores de sobretensão de calha DIN.
Uns descarregadores até 10 kA da Efapel custaram-me 30 e tal euros cada...
Na minha casa tenho um por fase e outro no neutro (um raio pode cair no Neutro).
No quadro geral do VETL instalei também uns quando fizemos a intervenção para colocar a tomada CEE na garagem. Além dessa proteção ele ainda conta com a proteção dos EVSEs originais da panasonic (MOV + Tubos de Descarga com Gás)
O ruimegas também tem uns no quadro dele colocados quando instalaram o homecharger da EFACEC.
Agora depois desta descarga entre 69 kA e 200 kA começo a pensar que se calhar foi curto só ter comprado de 10 kA... Vendem-se nas casas de material elétrico descarregadores até 65 kA para calha DIN.
Há sempre a esperança de o raio se distribuir por outros lados e não venha toda a corrente para a minha casa...
Em componentes electrónicos isolados ainda não encontrei nada acessível que seja capas de desviar corrente de kA. Também ainda não pesquisei muito.
Podes ver aqui o interior do EVSE original de 16A neste tópico da reparação que fiz do EVSE do dgalv:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =20#p21248
Tem um MOV que sozinho de pouco serve (muito pequeno para aguentar com um trovão) e o descarregador de tubo de gás é o seguinte:
http://www.okayaelec.co.jp/catalog/emc_eng/p090.pdf
Tem uma capacidade de desvio de 2 kA. É o componente com um furo quadrado em cima.
É demasiado lento a atuar para evitar que um componente electrónico semicondutor queime.
Por agora o que estou a ver é colocar uns descarregadores de sobretensão de calha DIN.
Uns descarregadores até 10 kA da Efapel custaram-me 30 e tal euros cada...
Na minha casa tenho um por fase e outro no neutro (um raio pode cair no Neutro).
No quadro geral do VETL instalei também uns quando fizemos a intervenção para colocar a tomada CEE na garagem. Além dessa proteção ele ainda conta com a proteção dos EVSEs originais da panasonic (MOV + Tubos de Descarga com Gás)
O ruimegas também tem uns no quadro dele colocados quando instalaram o homecharger da EFACEC.
Agora depois desta descarga entre 69 kA e 200 kA começo a pensar que se calhar foi curto só ter comprado de 10 kA... Vendem-se nas casas de material elétrico descarregadores até 65 kA para calha DIN.
Há sempre a esperança de o raio se distribuir por outros lados e não venha toda a corrente para a minha casa...
Em componentes electrónicos isolados ainda não encontrei nada acessível que seja capas de desviar corrente de kA. Também ainda não pesquisei muito.
Podes ver aqui o interior do EVSE original de 16A neste tópico da reparação que fiz do EVSE do dgalv:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =20#p21248
Tem um MOV que sozinho de pouco serve (muito pequeno para aguentar com um trovão) e o descarregador de tubo de gás é o seguinte:
http://www.okayaelec.co.jp/catalog/emc_eng/p090.pdf
Tem uma capacidade de desvio de 2 kA. É o componente com um furo quadrado em cima.
- mjr
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Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
Para correntes muito elevadas o tubo de gás é o ideal, mas por ser muito lento tem de ter MOVs a ajudar ao pico inicial. O problema dos MOVs é que se detioram e podem começar a conduzir mesmo sem excesso de tensão. Pode ter sido algo parecido que aconteceu ao EVSE queimado. Apanhou um pico que degradou o MOV e este começou a conduzir uma corrente pequena com tensões normais. Com o tempo e o aquecimento provocado por isto foi-se deteriorando cada vez mais até queimar de repente em condições normais de funcionamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
O meu EVSE que avariou só tinha sido usado 3 vezes e por mim. Veio embalado nos plásticos quando me foi entregue o carro. Nunca tinha sido usado pelo stand durante o tempo que esteve de serviço.mjr Escreveu:Para correntes muito elevadas o tubo de gás é o ideal, mas por ser muito lento tem de ter MOVs a ajudar ao pico inicial. O problema dos MOVs é que se detioram e podem começar a conduzir mesmo sem excesso de tensão. Pode ter sido algo parecido que aconteceu ao EVSE queimado. Apanhou um pico que degradou o MOV e este começou a conduzir uma corrente pequena com tensões normais. Com o tempo e o aquecimento provocado por isto foi-se deteriorando cada vez mais até queimar de repente em condições normais de funcionamento.
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Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
Eu diria que no minimo dos minimos um evse portatil devia ter um Varistor, um fusivel e um tal tubo de gás?
E nas instalaçoes fixas um descarregador de sobretensão em zonas de pouca qualidade de energia?
Concordam?
E nas instalaçoes fixas um descarregador de sobretensão em zonas de pouca qualidade de energia?
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Última edição por Apr em 22 mai 2014, 23:29, editado 1 vez no total.
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Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
Para já a garantia dos da Nissan (enquanto durar) e um bom seguro para riscos elétricos nos caseiros ainda será o investimento mais seguro, não?
Estas coisas da natureza, por mais proteções que tenhamos, por vezes ainda vão mandando mais do que nós...
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=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
É sempre melhor ter alguma coisa com um custo razoável para ajudar a proteger...
Se a Nissan sabe que o carregador queimou por catástrofe natural pode-se esquivar à garantia...
Para eles vir uma sobretensão na rede elétrica deve ser equivalente a comprar combustível adulterado que dê cabo de um motor num CI...
Em 2008 a BP leve um lote de gasóleo com água que avariou muitos carros que o abasteceram nos dias seguintes. Por acaso eles assumiram o prejuízo, mas as marcas não...
http://expresso.sapo.pt/bp-diz-que-gaso ... ua=f485045
Já com a EDP, o que tenho visto é que eles nunca se oferecem para assumir os prejuízos de aparelhos ligados à rede queimados e quem eu saiba que conseguiu alguma coisa foi em tribunal... E o advogado deve ficar pelo preço do carregador...
O carregador dos de primeira geração custa mais de 3000€ (com mão de obra) pelo que dizem no fórum americano... Dos de segubnda geração ainda ninguém disse nada, nem sei ainda se é integrado na mesma placa do controlador do motor.
Se a Nissan sabe que o carregador queimou por catástrofe natural pode-se esquivar à garantia...
Para eles vir uma sobretensão na rede elétrica deve ser equivalente a comprar combustível adulterado que dê cabo de um motor num CI...
Em 2008 a BP leve um lote de gasóleo com água que avariou muitos carros que o abasteceram nos dias seguintes. Por acaso eles assumiram o prejuízo, mas as marcas não...
http://expresso.sapo.pt/bp-diz-que-gaso ... ua=f485045
Já com a EDP, o que tenho visto é que eles nunca se oferecem para assumir os prejuízos de aparelhos ligados à rede queimados e quem eu saiba que conseguiu alguma coisa foi em tribunal... E o advogado deve ficar pelo preço do carregador...
O carregador dos de primeira geração custa mais de 3000€ (com mão de obra) pelo que dizem no fórum americano... Dos de segubnda geração ainda ninguém disse nada, nem sei ainda se é integrado na mesma placa do controlador do motor.