Olá!
Nas discussões sobre carros eléctricos é normal ouvir que com um carro "eléctrico parece que estamos sempre na reserva" e fiz umas contas, e queria saber que estou a pensar correctamente.
DIsclaimer: estou a fazer arredondamentos à bruta para manter as contas simples!
Assumindo:
1) Capacidade standard actual das baterias de 24kWh.
2) Um litro de gasolina são 8,76kWh (http://hypertextbook.com/facts/2003/ArthurGolnik.shtml)
3) Um motor de combustão tem aproximadamente 40% de eficiência
4) Um motor eléctrico tem 100% de eficiência
Logo, um litro de gasolina equivale a 8,76 x 40% = 3,5 kWh/L reais.
Uma bateria nova tem 24kWh, logo equivale a um depósito de 6,85 Litros. Fazendo estas contas, temos que dar razão aos que dizem que "estamos sempre na reserva"?
Se um carro a combustão tem um depósito de 50L, dos quais só é eficaz 50L x 40% = 20L, quer dizer que a capacidade da bateria para ser equivalente a um carro de combustão deveria ser 20 x 3,5 = 70kWh?
Zé

Equivalência depósito de combustível e capacidade de bateria
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Equivalência depósito de combustível e capacidade de bat
Contas interessantes.
A eficiência energético de um CI nnfelizmente não e de 40%. No pico de eficiência poderá atingir os 30%, mas em média andará pelos 25%. Deve ser este o valor a considerar.
O sistema elétrico do Leaf terá uma eficiência de 80% em média, que inclui as perdas no motor, inversor e bateria.
Considerando os 22,5kW.h uteis de uma bateria nova (1,5kW.h não estão acessíveis, para aumentar a longevidade da bateria) temos então:
litro de gasolina equivale a 8,76 x 25%/80% = 2,7kW.h do Leaf. Os 22,5kW.h equivalem então a 8,3l de combustível. Num CI que gaste 6l aos 100 dá para fazer 138 km com esses 8,3l.-
Para ter a capacidade de 50l são então necessários 50/8.3*22.5 = 135kW.h. É muita energia... No entanto um depósito de 50l tem 438kW.h de energia potencial, pelo que o elétrico é MUITO mais eficiente.
A eficiência energético de um CI nnfelizmente não e de 40%. No pico de eficiência poderá atingir os 30%, mas em média andará pelos 25%. Deve ser este o valor a considerar.
O sistema elétrico do Leaf terá uma eficiência de 80% em média, que inclui as perdas no motor, inversor e bateria.
Considerando os 22,5kW.h uteis de uma bateria nova (1,5kW.h não estão acessíveis, para aumentar a longevidade da bateria) temos então:
litro de gasolina equivale a 8,76 x 25%/80% = 2,7kW.h do Leaf. Os 22,5kW.h equivalem então a 8,3l de combustível. Num CI que gaste 6l aos 100 dá para fazer 138 km com esses 8,3l.-
Para ter a capacidade de 50l são então necessários 50/8.3*22.5 = 135kW.h. É muita energia... No entanto um depósito de 50l tem 438kW.h de energia potencial, pelo que o elétrico é MUITO mais eficiente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Equivalência depósito de combustível e capacidade de bat
Atenção o motor elétrico não tem 100%, mas sim cerca de 92% de eficiência.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh